O QUE VOCÊ PROCURA?    


INSTITUCIONAL
O QUE É O SENAC?
GESTÃO E TRANSPARÊNCIA
UNIDADES
ESTRUTURA

NOSSO NEGÓCIO
CURSOS
CURSOS TÉCNICOS
POLÍTICA DE DESCONTOS
MATRÍCULAS

SENAC SOCIAL
CURSOS GRATUITOS
APRENDIZAGEM
OUTRAS AÇÕES

SERVIÇOS
ATENDIMENTO CORPORATIVO
BANCO DE OPORTUNIDADES
SENAC MÓVEL
EMPRESAS CONVENIADAS
LICITAÇÕES
TRABALHE CONOSCO
ATENDIMENTOS DE BELEZA
FALE CONOSCO




   
  + COMPETIÇÕES SENAC DE
    EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2018
  


Seis ocupações profissionais serão destaque nas Competições Senac de Educação Profissional


Manter e restabelecer a saúde das pessoas é muito mais do que uma profissão. É uma ciência que requer dedicação e amor pelo próximo.

O técnico em enfermagem atua na proteção, na recuperação da saúde e na prevenção de doenças. A profissão estará representada entre as seis ocupações avaliadas nas Competições Senac de Educação Profissional, que acontece de 20 a 23 de novembro, no Hotel Senac Ilha do Boi, na capital do Espírito Santo.

A estudante do curso técnico de enfermagem do Senac Vila Velha, Ester Reis Almeida, vai competir na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social. Para lutar pela medalha de ouro e pela chance de participar do campeonato mundial na Rússia, a jovem de 20 anos precisa treinar bastante e aumentar o grau de especialização. “Estou procurando ser bem minuciosa em todas as práticas, por além de querer o primeiro lugar, futuramente cuidarei de vidas”, afirma Ester. Ela passará por 12 testes que irão simular situações reais do cotidiano do ambiente de trabalho. Além da capixaba, outros estudantes do Acre, Alagoas, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina irão competir.

Outra profissão relacionada ao cuidado e bem-estar do próximo e que também estará presente no torneio é a de cabeleireiro, uma das mais procuradas em todo o Brasil. Na rotina desse profissional estão elementos como corte, coloração, química e produções artísticas. Representantes de 12 Estados mostrarão tudo que aprenderam nas aulas do Senac em mini salões montados no evento. Ranielli Rocha já passou pela experiência de competir nessa ocupação e, na ocasião, conquistou medalha de excelência. Seu desempenho a levou a se tornar instrutora e hoje ela divide o conhecimento com outros alunos. “A experiência foi um divisor de águas na minha vida. Além das aulas, tenho alunos fixos e faço curso de Moda. Posso dizer que encontrei a realização profissional”, disse.

Para o gerente de Comunicação e Marketing do Senac Espírito Santo, Leonardo Davel Fernandes, os profissionais que participam desse torneio desenvolvem ainda mais características fundamentais para o mercado. “Profissionais que querem ingressar ou se manterem no mercado de trabalho precisam de competências como iniciativa, muita criatividade, saber trabalhar em equipe e visão empreendedora que podem ser fundamentais para garantir uma contratação entre os candidatos a uma vaga. A preocupação em garantir o desenvolvimento dessas competências é o que permite ao Senac transformar seus alunos em profissionais de qualidade com alta empregabilidade em sua futura área de atuação. Os que treinam para as Competições têm essas características ainda mais aguçadas”, disse.

Confira abaixo as características exigidas nas ocupações que estarão nas Competições Senac de Educação Profissional:


Cabeleireiro: engloba o tratamento e o cuidado do cabelo de homens e mulheres, incluindo todos os tipos de técnicas de corte, ondulação, cor, penteado, estilo de cabelo; e design de barba. Por meio de aconselhamento e tratamento profissional, o cabeleireiro busca enfatizar a aparência e personalidade geral do cliente. Com competidores do Acre, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Cozinha: planejamento, o desenvolvimento e a preparação de menus, a partir de uma variedade de alimentos, reconhecendo os produtos regionais disponíveis e valorizando a qualidade nutricional, conforme as regras de segurança e higiene e manipulação de alimentos, além de demonstração de habilidades técnicas nos processos de produção. Competidores dos Estados de Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Cuidados de Saúde e Apoio Social: envolve a realização de ações de prevenção, promoção, e recuperação da saúde individual e coletiva, em todos os níveis de complexidade, utilizando tecnologias para prestar cuidados em todas as etapas do desenvolvimento humano. Alunos do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Estética e Bem-Estar: compreende a realização de procedimentos de estética corporal e facial, tais como, massagem, depilação, maquiagem, manicure e pedicure, aplicados por meio de técnicas de embelezamento, proteção, manutenção e recuperação estética da face e do corpo. Alunos do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Serviço de Restaurante: recepção e o acolhimento do cliente, e do serviço de alimentos e bebidas, desenvolvendo habilidades técnicas de preparo de coquetéis, identificação de bebidas alcoólicas, higienização de utensílios, mise-en-place e preparo de alimentos à vista do cliente, seguindo os princípios de boas práticas na manipulação de alimentos, além de cuidados com a arrumação do ponto de venda. Alunos da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Mato grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe.

Florista: O mercado de trabalho do Florista é amplo e cada vez mais atraente. Seja na preparação de um buquê ou na ornamentação de um grande evento, é preciso ser inovador, criativo, ter conhecimentos artísticos e de design. É importante estar preparado para atuar de maneira autônoma e empreendedora, fazer a gestão do próprio negócio e interpretar as expectativas do cliente e traduzir suas ideias e desejos em cores, técnicas, flores, materiais botânicos e acessórios que obedeçam às regras da teoria da composição. Alunos do Rio Grande do Sul.

Competições Senac de Educação Profissional
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Cidade: Vitória
Data: de 20 a 23 de novembro de 2018
Entrada Franca
Horário: das 08 às 17h

Por Evelyn Trindade
Correspondente do Senac-ES
(27) 2104-3844
www.es.senac.br


Clique aqui e confirme a sua presença na página do evento!


   + UNIVERSO SENAC

   

INSTITUCIONAL

O QUE É O SENAC?
UNIDADES
ESTRUTURA

CURSOS TÉCNICOS
CURSOS GRATUITOS - PSG
APRENDIZAGEM
ATENDIMENTO CORPORATIVO
EMPRESAS CONVENIADAS
SENAC OPORTUNIDADES
SENAC SOCIAL
LICITAÇÕES
TRABALHE CONOSCO


ÁREAS DE ATUAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
COMUNICAÇÃO
CONSERVAÇÃO E ZELADORIA
GASTRONOMIA
DESIGN
BELEZA
INFORMÁTICA
MEIO AMBIENTE
MODA
SAÚDE
TURISMO E HOSPITALIDADE

SERVIÇOS

COMO SE MATRICULAR
PRÉ-RESERVA ONLINE
POLÍTICA DE DESCONTOS
ATENDIMENTOS DE BELEZA
BIBLIOTECA
SEU EVENTO AQUI
SENAC NO BRASIL

SENAC ES

CENTRAL DE ATENDIMENTO
SENAC NO FACEBOOK
SIGA O SENAC NO TWITTER
FOTOS SENAC ES
VÍDEOS SENAC ES

HOTEL SENAC ILHA DO BOI
FECOMERCIO ES
SESC ES

Copyright © 2014 es.senac.br | todos os direitos reservados | material publicado de uso exclusivo do autor Senac ES | nenhum conteúdo, incluindo textos, fotografias etc pode ser reproduzido no todo
ou em parte sem o consentimento por escrito do Senac ES | Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2077 - Bento Ferreira - Vitória/ES CEP 29050-625 | Disque Cursos: (27) 3325-8311
Desenvolvido por Leonardo Davel Fernandes - Gerência de Relações com o Mercado - Senac ES