Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

"Integração Educacional - Desafios e Oportunidades" foi o tema do painel com a participação Senac-ES

O painel aconteceu no II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, na manhã desta quinta-feira (11). Na ocasião, autoridades do Espírito Santo e ministros de países latino-americanos discutiram os desafios e avanços da educação capixaba.  Com o tema: “Integração Educacional - Desafios e Oportunidades”, o bate-papo contou com a participação do Secretário de Estado da Educação (Sedu), Vitor de Angelo; do Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel; do Superintendente do ES em Ação, Luciano Gollner; e do CEO da Federação das Indústrias (Findes), Roberto Campos.

O Secretário de Educação reforçou o compromisso do Governo com a educação pública e afirmou que a parceria junto ao “Sistema S”, como no caso do Senac, oferece formação e qualificação complementares. “Nos últimos anos, reforçamos essa estratégia e há planos para ampliá-la. Acreditamos que 1/3 dos nossos estudantes, ou até mais, façam o ensino médio regular e, concomitantemente, o técnico. Assim, conseguiremos atender às principais demandas do mercado capixaba”, disse Vitor de Angelo. 

A parceria entre o Governo do Estado e o Sistema S teve como suporte a organização ES em Ação, baseada em uma Parceria Público-Privada (PPP), como explica o Superintendente Luciano Gollner. “Queremos estender um olhar para a educação numa perspectiva de 10 anos. A ideia é criar planos e estabelecer os próximos passos para a educação profissionalizante. Estamos vivenciando o processo de construção dessa estrutura”, disse. 

O CEO da Findes, Roberto Campos, lembrou que o Estado do Espírito Santo vive uma situação onde a economia segue se desenvolvendo rapidamente e necessita de capital humano qualificado. “Precisamos trabalhar com uma estratégia de desenvolvimento que seja capaz de compreender o futuro das profissões e trazer esses desafios para dentro da parceria. Além disso, entender para onde o Estado caminha, as perspectivas econômicas e ativar essa rede de cooperação”, afirmou. 

Já o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, disse que a formação voltada para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, pode impactar socialmente e economicamente outros setores e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.  “Entramos nessa parceria para complementar a formação dos estudantes e preparar profissionais para o mercado de trabalho, mas não só isso. Estamos atuando para promover a inclusão daqueles que mais precisam de oportunidades e possibilitando que muitos jovens sejam inseridos nos mais diversos contextos econômicos”, afirmou. 

Parceria com a Sedu

Em março deste ano o Senac Espírito Santo e a Sedu, ofertaram mais 600 vagas em cursos técnicos gratuitos para estudantes da Rede Estadual de Ensino capixaba. O público-alvo da iniciativa é formado por alunos da 1º ou 2º série do Ensino Médio Regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas disponibilizadas eram nas áreas de Tecnologia, Administração, Logística, Recursos Humanos, Eventos e Turismo. Em breve mais vagas devem ser ofertadas por meio dessa parceria.

A Comunidade Araucária 

O evento recebeu membros da Missão Internacional de Ministros e Secretários de Educação para o II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”. De forma inédita no Brasil, o encontro está sendo sediado pela Secretaria da Educação em parceria com a Comunidade Araucária. O grupo é composto por 23 ministros de sete países latino-americanos, como Argentina, México, Costa Rica e Uruguai, bem como secretários de Educação de diversos estados brasileiros, entre os quais o secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e membro fundador da Comunidade Araucária, Vitor de Angelo. O encontro ainda conta com a correalização do Sistema Fecomércio-ES e Senac-ES e segue até sexta-feira, 12 de abril.


Texto:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES

Estagiárias de Jornalismo:
Ana Lara Venturini, Layna Cruz e Sabrina Pereira

Publicação:
11 de abril de 2024 

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609

Fotos do evento: