Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Senac-ES celebra Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais com palestra inclusiva na Serra

Senac-ES celebra Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais com palestra inclusiva na Serra

O Senac-ES promoveu uma ação celebrando o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com o bate papo “Identidade surda: conquistas e desafios” e uma oficina de comunicação básica, apresentado pela professora Ingrid Cristina. O encontro aconteceu na quarta-feira, 24 de abril, no Auditório da instituição, na Serra. A iniciativa teve como objetivo evidenciar as experiências e refletir sobre as dificuldades de quem vive com a surdez.

Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Educação Especial, Ingrid Cristina compartilhou sua trajetória desde a infância. Ela abordou os problemas enfrentados até o diagnóstico de surdez total e os obstáculos vivenciados pela família, incluindo sua jornada acadêmica sem intérprete até a sua atuação como professora na rede pública de ensino.

“A ação foi excelente. Apesar da barreira de linguagem, com a ajuda da intérprete, conseguimos passar a mensagem para o público. A pessoa com deficiência auditiva enfrenta diversos contratempos ao longo da vida. Muitas vezes a própria família não tem interesse em aprender LIBRAS, e isso prejudica o desenvolvimento do indivíduo, tornando tudo ainda mais difícil”, explicou Ingrid. 

A oficina

Além da palestra, a ação encerrou com uma oficina de comunicação básica, demonstrando ao público na prática a importância da LIBRAS como ferramenta de inclusão para a comunidade surda. “É fundamental que haja uma conscientização maior, pois, com mais pessoas aprendendo a Língua Brasileira de Sinais, podemos proporcionar ambientes mais inclusivos e diversificados”, concluiu Cristina.


“O Senac-ES possui em seu rol de cursos a formação em LIBRAS, do básico ao avançado. Nós temos o Técnico em Tradução e Interpretação de Libras e também o Projeto Ao Som das Flores onde pessoas surdas podem aprender, por meio de intérpretes, a profissão de florista, garantindo acesso a mais oportunidades. Então, essa é uma pauta que a nossa instituição valoriza bastante”, ressaltou o Gerente de Educação Profissional do Senac, Wysner Simões.

A Língua Brasileira de Sinais 

Em 24 de abril de 2002, a Lei 10.436 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação da comunidade Surda, tornando-se a data oficial do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também a segunda língua utilizada no Brasil.

Texto:
Sérgio Filho - Agência Brasileira de Publicidade (Braspub)

Edição e revisão:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES

Estagiárias de Jornalismo:
Ana Lara Venturini, Layna Cruz e Sabrina Pereira

Publicação:
26 de abril de 2024 

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609