Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Senac-ES e Prefeitura Municipal profissionalizam mais uma turma de pessoas em situação de rua na Serra

Senac-ES e Prefeitura Municipal profissionalizam mais uma turma de pessoas em situação de rua na Serra

Leandro de Oliveira, de 51 anos, trabalha como autônomo de serviços gerais em restaurantes por meio de indicação. Apesar da experiência no segmento, não conseguiu transformar o trabalho informal em emprego fixo. Ele é um dos 11 alunos que abraçaram a oportunidade oferecida pelo Curso de Garçom, destinado à pessoas em situação de rua, em busca de melhores condições de vida.

A iniciativa que vem transformando vidas é fruto da parceria entre o Senac Espírito Santo e a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra (SEMAS). A união de esforços oferece qualificação gratuita para pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do município.

Para Leandro, a formação está sendo uma experiência repleta de aprendizagens. Ele elogiou a metodologia que tem proporcionado o conhecimento técnico específico da área. Além disso, falou sobre as expectativas da formação e do sonho de ser um futuro garçom. “Eu sinto que vou sair preparado para trabalhar nos melhores restaurantes do mundo”, afirmou. 

O colega de turma, Carlos André Fonseca, de 47 anos, está numa situação diferente. Ele já atuava na área, mas encontrou nas aulas uma oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e conseguir uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Após o curso eu quero conquistar uma vaga. A profissão é muito boa e pode nos levar além do que imaginamos”, explicou.

O curso


O programa, que teve início no dia 4 de março e se estenderá até o dia 31 de maio, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Unidade de Educação Profissional do Senac, na Serra. A formação é intensiva e tem carga horária de 240 horas. Além das aulas teóricas e práticas, a iniciativa conta com a parceria de restaurantes locais, proporcionando experiências reais de trabalho aos alunos e facilitando o acesso a oportunidades de emprego após a conclusão do curso.

O Gerente de Educação Profissional do Senac na Serra, Wysner Simões, falou sobre a ação. “Este projeto, que já mostrou resultados positivos em sua primeira edição no ano passado, contempla agora uma segunda turma em uma iniciativa voltada para a reintegração social de moradores em situação de rua. Nós sabemos do potencial da educação profissional e o seu poder transformador quando aplicado nas pautas sociais, como é o caso desses alunos”, disse.



Texto:
Sérgio Filho - Agência Brasileira de Publicidade (Braspub)

Edição e revisão:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES

Estagiárias de Jornalismo:
Ana Lara Venturini, Layna Cruz e Sabrina Pereira

Publicação:
04 de abril de 2024 

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609

Fotos do evento: