Internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) deram um importante passo pensando no futuro. Nesta quarta-feira (4), eles apresentaram seus Projetos Integradores e concluíram dois cursos de qualificação profissional ofertados pelo Senac-ES com foco em ampliar as oportunidades para pessoas privadas de liberdade.
Em Linhares, os cursos ofertados foram de Inglês Básico e Confeiteiro, que juntos formaram cerca de 41 internos. Uma iniciativa que faz parte de uma parceria do Senac-ES com a Secretaria da Justiça (Sejus), por meio do Projeto Integra. “Hoje nós tivemos a oportunidade de sentir a gratidão por ofertar educação de qualidade para além da sala de aula tradicional. O resultado dos cursos de Confeiteiro e Inglês nos mostra o poder transformador dessa iniciativa, que vai oportunizar um recomeço para esses internos. Estamos falando de uma nova chance de começar do zero e fazer diferente, agora com uma nova profissão e mais oportunidades no mercado de trabalho”, destaca a Gerente de Educação Profissional do Senac de Linhares, Amada de Melo.
O evento, realizado na área de convívio do CDRL, contou com a participação de representantes do Senac-ES, da Secretaria de Justiça, representada pelo subsecretário de Ressocialização, Marcelo de Araújo Gouveia, além de familiares, colaboradores e internos do centro prisional. No local, uma mesa de doces, resultado da produção feita pelos alunos da turma de Confeiteiro, deixou o cenário ainda mais bonito com bombons, bolos e bem-casados, tudo feito pelos próprios internos, demonstrando todo aprendizado e técnicas aprendidas ao longo do curso.
Projeto Integra
Por meio do Projeto Integra, o Senac-ES vem ampliando, de forma consistente, a oferta de cursos de qualificação no sistema prisional. Em 2024, cerca de 140 internos foram atendidos. Já em 2025, o número saltou para 243 formandos, um crescimento de quase 75%, evidenciando o fortalecimento da parceria com a Sejus e a consolidação da iniciativa no Estado.
Nos últimos anos, o projeto ofertou cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho, como Cabeleireiro, Padeiro, Costureiro, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Artesão em Bordado à Mão, Fotógrafo, Informática Básica, Unha de Gel e Barbearia, entre outros, ampliando significativamente as possibilidades de atuação profissional dos participantes.
Além do CDRL, em Linhares, o projeto já alcançou diversas unidades prisionais do Espírito Santo, incluindo o Centro Prisional Feminino de Cariacica, as Penitenciárias de Segurança Média I e II, a Penitenciária Estadual de Vila Velha III e VI, a Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, a Casa de Custódia de Vila Velha, o Centro Prisional Feminino de Colatina e a Penitenciária Regional de São Mateus, reafirmando o compromisso do Senac-ES com a educação como vetor de transformação social.
Texto:
Leonardo Goliver
Edição:
Luiz Zardini
Publicação:
5 de fevereiro de 2026
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609