Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Senac de Linhares forma 41 internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares em cursos de Inglês e Confeiteiro

Senac de Linhares forma 41 internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares em cursos de Inglês e Confeiteiro

Internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) deram um importante passo pensando no futuro. Nesta quarta-feira (4), eles apresentaram seus Projetos Integradores e concluíram dois cursos de qualificação profissional ofertados pelo Senac-ES com foco em ampliar as oportunidades para pessoas privadas de liberdade.

Em Linhares, os cursos ofertados foram de Inglês Básico e Confeiteiro, que juntos formaram cerca de 41 internos. Uma iniciativa que faz parte de uma parceria do Senac-ES com a Secretaria da Justiça (Sejus), por meio do Projeto Integra. “Hoje nós tivemos a oportunidade de sentir a gratidão por ofertar educação de qualidade para além da sala de aula tradicional. O resultado dos cursos de Confeiteiro e Inglês nos mostra o poder transformador dessa iniciativa, que vai oportunizar um recomeço para esses internos. Estamos falando de uma nova chance de começar do zero e fazer diferente, agora com uma nova profissão e mais oportunidades no mercado de trabalho”, destaca a Gerente de Educação Profissional do Senac de Linhares, Amada de Melo.

O evento, realizado na área de convívio do CDRL, contou com a participação de representantes do Senac-ES, da Secretaria de Justiça, representada pelo subsecretário de Ressocialização, Marcelo de Araújo Gouveia, além de familiares, colaboradores e internos do centro prisional. No local, uma mesa de doces, resultado da produção feita pelos alunos da turma de Confeiteiro, deixou o cenário ainda mais bonito com bombons, bolos e bem-casados, tudo feito pelos próprios internos, demonstrando todo aprendizado e técnicas aprendidas ao longo do curso.

Projeto Integra

Por meio do Projeto Integra, o Senac-ES vem ampliando, de forma consistente, a oferta de cursos de qualificação no sistema prisional. Em 2024, cerca de 140 internos foram atendidos. Já em 2025, o número saltou para 243 formandos, um crescimento de quase 75%, evidenciando o fortalecimento da parceria com a Sejus e a consolidação da iniciativa no Estado.

Nos últimos anos, o projeto ofertou cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho, como Cabeleireiro, Padeiro, Costureiro, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Artesão em Bordado à Mão, Fotógrafo, Informática Básica, Unha de Gel e Barbearia, entre outros, ampliando significativamente as possibilidades de atuação profissional dos participantes.

Além do CDRL, em Linhares, o projeto já alcançou diversas unidades prisionais do Espírito Santo, incluindo o Centro Prisional Feminino de Cariacica, as Penitenciárias de Segurança Média I e II, a Penitenciária Estadual de Vila Velha III e VI, a Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, a Casa de Custódia de Vila Velha, o Centro Prisional Feminino de Colatina e a Penitenciária Regional de São Mateus, reafirmando o compromisso do Senac-ES com a educação como vetor de transformação social.


Texto:
Leonardo Goliver

Edição:
Luiz Zardini

Publicação:
5 de fevereiro de 2026

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609