Os alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac em Linhares realizaram a apresentação dos Projetos Integradores, etapa que marca a conclusão do ciclo acadêmico, unindo criatividade e inovação com aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O objetivo da avaliação foi propor soluções para desafios reais do mercado local que, após pesquisas, identificaram uma carência de serviços online, principalmente em setores como barbearias, locadoras de veículos e bibliotecas.
Divididos em grupos, os alunos apresentaram diferentes propostas para os desafios encontrados. O primeiro projeto surgiu a partir da identificação da escassez de plataformas online voltadas para locação de veículos em Linhares. Durante a pesquisa, os estudantes observaram que apenas uma empresa da região possuía site próprio, o que evidenciou a necessidade de modernização digital no setor. O diagnóstico contemplou entrevistas com proprietários de locadoras e buscou compreender os desafios enfrentados.
A solução prática foi o desenvolvimento de um site totalmente intuitivo e moderno, com foco em ampliar a visibilidade, gestão de veículos, reservas e, consequentemente, aumento no faturamento das locadoras. Outra ideia apresentada pelos alunos foi a criação de um site para barbearias, que visa facilitar o agendamento de clientes e ampliar a presença digital dos estabelecimentos desse segmento. O projeto destacou como a presença online pode impulsionar negócios, permitindo que os clientes tenham acesso rápido aos serviços e informações da barbearia.
O terceiro projeto trouxe uma proposta de incentivo à leitura online, com foco na inclusão digital. Dessa forma, o sistema de biblioteca virtual foi pensado para superar barreiras como o acesso físico e limitado a livros, o desinteresse crescente por exemplares e a ausência de um sistema eficiente de avaliações e feedbacks. A ideia, que consiste na criação de uma plataforma online, busca aproximar leitores da literatura por meio de um ambiente digital prático e acessível, oferecendo acesso remoto ao acervo e incentivando novos hábitos.
Os estudantes também apresentaram uma ideia de negócio que visa a criação de uma máquina autônoma de refrigerantes, capaz de realizar o atendimento ao cliente de forma automatizada. A ideia contempla desde a seleção da bebida até o processamento do pagamento de forma digital, unindo conceitos da programação, banco de dados, automação e integração de sistemas, todos os quesitos desenvolvidos ao longo do curso.
“Estamos muito orgulhosos com os trabalhos desenvolvidos por nossos alunos. Os projetos refletem um processo de dedicação, aprendizado técnico e pensamento estratégico adquirido ao longo do curso. Acreditamos que essas iniciativas fortalecem a formação profissional e contribuem para a transformação digital da nossa cidade”, comenta a Coordenadora de Educação Profissional do Senac em Linhares, Lazarela Guasti.
Texto:
Leonardo Goliver
Edição:
Luiz Zardini
Publicação:
11 de setembro de 2025
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609