Senac-ES assina protocolo de intenções junto ao Governo do Estado para execução de projetos e políticas para mulheres

Publicação: 08 de maio de 2023
Senac-ES assina protocolo de intenções junto ao Governo do Estado para execução de projetos e políticas para mulheres

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada na última sexta-feira (5), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. O momento ocorreu dentro da ExpoSul Rural, uma das maiores feiras do segmento do Estado. A plateia, formada por visitantes e expositores, parou para ver e celebrar a assinatura do documento.

Na ocasião, a Secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Jacqueline Moraes, fez uma palestra. Ela disse que o combate à violência contra mulheres é uma batalha diária. “Precisamos contar com o apoio de todos para enfrentar a dura realidade de mulheres vítimas de violência. Sabemos que a educação e a profissionalização é um dos principais caminhos”, afirmou.

A Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Azevedo Dutra, afirmou que qualificação é fundamental para o empoderamento de mulheres. “Quando uma mulher tem a oportunidade de estudar, ela consegue romper o ciclo da violência. Isso significa que ela terá a chance de conquistar um trabalho, obter renda e ser independente”, disse.

O Gestor da Unidade de Educação Profissional, Walber dos Santos Almeida, comemorou a assinatura do protocolo em Cachoeiro de Itapemirim. “É um prazer imenso receber a secretária Jacqueline Moraes e a nossa diretora Dianimer Dutra aqui no Sul do Estado para dar início a essa parceria. O Senac-ES atende 33 municípios aqui na nossa região e agora, sabemos que mais mulheres poderão ser atendidas, afirmou.

A parceria formada entre as partes tem como propósito desenvolver ações e projetos focados na implementação de políticas para mulheres, nas esferas da promoção da igualdade de gênero, da inclusão produtiva e autonomia econômica e do enfrentamento às violências.

Participaram da ação representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES); e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A parceria

O Senac-ES irá apoiar o Governo do Estado oferecendo autonomia, empoderamento e educação às mulheres por meio dos cursos de profissionalização e qualificação. As mulheres interessadas fazer esses cursos deverão procurar os órgãos estaduais, que irão encaminhar essas alunas ao Senac-ES. As vagas serão divulgadas pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres em seus respectivos programas e projetos.

A criação da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, uma pasta dedicada ao gênero, é recente. O anúncio aconteceu em dezembro de 2022 e os trabalhos começaram em janeiro deste ano, tendo Jacqueline Moraes, que já foi vice-governadora, como titular da pasta.

 

Por: Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing
Publicação: 8 de maio de 2023
 

Precisa de ajuda?
Converse conosco.