Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Senac-ES lança o programa TI nas Empresas; Vem conhecer!

Senac-ES lança o programa TI nas Empresas; Vem conhecer!

O auditório da Sede do Senac Espírito Santo, em Vitória, ficou repleto de empresas parceiras e estudantes interessados em atuar na área de Tecnologia da Informação (TI). O evento foi um sucesso! Cerca de 200 pessoas acompanharam o lançamento do programa de forma presencial e 220 acompanharam a transmissão pelo canal do Senac-ES no YouTube.

O Brasil tem um déficit de profissionais da área de TI e está diante de um mercado que não para de crescer. De acordo com um estudo realizado pela Cortex, a pedido da Forbes no Brasil, de janeiro de 2022 a janeiro deste ano, houve um aumento de 38% no número de vagas para esses profissionais.

Foi pensando nisso que o Senac-ES criou o programa TI nas Empresas. O propósito é levar formação para pessoas interessadas em aprender programação, desenvolvimento e banco de dados com o apoio de empresas parceiras. De acordo com o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, a ideia é atender às principais demandas do mercado de trabalho.

“O Senac-Es sempre formou profissionais de tecnologia, mas nem sempre foi reconhecido. Diante disso, estamos focados em investir na formação das áreas que mais demandam profissionais, como a de TI. Queremos dar um retorno para empresas que custeiam o nosso sistema. Quanto mais pessoas estiverem qualificadas e empregadas, mais as empresas crescem e o Senac-ES vai junto”, disse.

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Segundo o secretário Bruno Lamas, não existe tecnologia sem pessoas e o papel do Estado e apoiar iniciativas como o programa TI nas Empresa, que oferece qualificação para o desenvolvimento do segmento.

“Se você acolhe pessoas, qualifica e emprega, você reduz as desigualdades. Acreditamos que a tecnologia e a inovação podem fazer a diferença no dia a dia da população. Se há demanda, precisamos preparar pessoas para atuar nessas novas frentes. Esse é um caminho: qualificar profissionais para o mercado de trabalho e gerar oportunidades. ”, afirmou.

De acordo com o Presidente da Associação Capixaba de Tecnologia (Action), Niase Borjaille, há um longo trabalho a ser feito para fortalecer o ecossistema da TI. Para isso é preciso unir empresas, contar com boa vontade do governo e ter mão de obra qualificada. Sem pessoas interessadas em atuar em TI e tecnologia, muitas oportunidades de trabalho são perdidas.

“Em 2025 há uma estimativa de que exista um déficit de mais de 500 mil vagas no mercado da TI. Precisamos de profissionais qualificados e a iniciativa do Senac-ES deve ser uma entre várias, mas deve ser um movimento constante. Por isso, estudem, busquem qualificação e se preparem para o mercado, porque há uma demanda cada vez maior por profissionais deste segmento”,

Para a Headhunter da Globalsys, Juliana Rozembergue, a busca por profissionais qualificados em TI não para de crescer. O avanço das tecnologias gera oportunidades de atuação constantemente e os novos modelos de negócios que surgiram em função disso demandam estudo, dedicação e atualização. A empresa apoia o Senac-ES no TI nas Empresas como parceira na qualificação.

“Já era um desejo da nossa empresa buscar o diálogo com as escolas e universidades capixabas para suprir as necessidades do mercado e formar profissionais de qualidade. Como profissional que busca e recruta pessoas para atuação em TI, posso afirmar que não é tão simples encontrar candidatos. Com essa parceria, vamos colocar o nosso time à disposição do programa para a multiplicação do conhecimento”, comemorou.

Ti nas Empresas

O programa está só começando! O Senac-ES já conseguiu fechar uma turma e, em breve, vai oferecer mais vagas pelo Programa Senac Gratuidade para jovens que desejam uma oportunidade nesse segmento que promete crescer ainda mais. O projeto tem apoio de outras empresas parceiras como ISH Tecnologia, CSI, Intelliway, Way Maker, Inforvix, AMF Tecnologia, Venko IT, Totatle TI, Fecomércio-ES, Sesc-ES e Sebrae-ES.

Assista o lançamento!

Se você perdeu o lançamento do programa TI nas Empresas, não se preocupe. O vídeo completo da transmissão está disponível no nosso canal no YouTube. Aproveite para conhecer melhor o projeto e ficar atualizado sobre as principais demandas desse segmento com profissionais que são referência em TI, pessoas e tecnologia!

Assista aqui: Lançamento TI nas Empresas - Senac-ES

 

 

Por: Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing
Publicação: 21 de março de 2023