Senac-ES leva inovação, tecnologia e experiências interativas à Semana S em Vitória

Publicação: 21 de maio de 2026
Senac-ES leva inovação, tecnologia e experiências interativas à Semana S em Vitória
A educação profissional, a inovação e a experiência do público deram o tom da segunda edição da Semana S do Comércio no Espírito Santo. Realizada no último sábado (16), no Ilha Buffet, em Vitória, a programação promovida pelo Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac contou a atuação do Senac-ES, que levou ao evento oficinas, demonstrações, experiências imersivas e unidades móveis voltadas à qualificação profissional e ao desenvolvimento de carreira.
 
Para o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, a Semana S reforçou o papel da educação profissional como ferramenta de transformação social e desenvolvimento econômico. “O Senac-ES levou para a Semana S experiências práticas que mostram como a qualificação profissional abre portas e transforma trajetórias. Tivemos oficinas, demonstrações e unidades móveis que aproximaram a educação profissional das pessoas e das demandas reais do mercado de trabalho”, ressaltou.
 
Ao longo da programação, foram realizadas 87 ações e recebidos 5.242 participantes, impactando um público total de 10.675 pessoas. Os números refletem a diversidade de atividades oferecidas e o alcance de uma programação pensada para públicos de todas as idades, reunindo desde crianças e estudantes até profissionais, empresários e famílias inteiras.
 
Entre os destaques da participação do Senac-ES estiveram as Unidades Móveis de Gastronomia, Saúde e Smart Lab, que aproximaram o público de experiências práticas ligadas ao universo da educação profissional. Na unidade de Saúde, os visitantes puderam conhecer simuladores realísticos utilizados na formação de alunos, enquanto a área de tecnologia apresentou ferramentas inovadoras, como impressoras 3D e experiências com realidade virtual.
 
Inovação, oficinas e aulas-show
 
O espaço Inspira+ reuniu atividades interativas voltadas à inovação, criatividade e bem-estar, incluindo experiências de Turismo Wellness, com massagem associada à realidade virtual, além de demonstrações tecnológicas e oficinas ligadas ao mercado de trabalho. Já a Sala de Ideações apresentou soluções desenvolvidas por alunos do Senac-ES para desafios reais de empresas capixabas, reforçando o protagonismo estudantil e a conexão entre educação e mercado.
 
As experiências gastronômicas também movimentaram o evento, com aulas-show, oficinas práticas e demonstrações culinárias realizadas pelos alunos e instrutores da instituição. A programação ainda contou com atividades sobre inteligência artificial aplicada à carreira, elaboração de currículos, posicionamento profissional e experiências imersivas em ambientes digitais.
 
Quem passou pela Semana S destacou a estrutura e a organização do evento. O casal Daiane e José Bispo contou ter ficado impressionado com a experiência oferecida ao público. “A gente ficou bem impressionado com a estrutura oferecida para o evento, estamos surpreendidos pelo fato de ser um evento gratuito. Muitas vezes a gente não vê isso nem em eventos pagos. Isso chamou a nossa atenção, assim como a organização dos espaços, com muita gente atendendo e orientando o público e aulas-show ao vivo e experiências imersivas muito bacanas”, destacou o casal.
 
A professora Natália Sant’Anna também elogiou a dimensão da programação e a oportunidade de conhecer atrações culturais e educacionais. “Eu vim com amigas e fiquei impactada com a grande estrutura do evento. Cheguei depois das palestras, mas fiquei muito feliz porque consegui abraçar a Fafá Conta. Pena que não cheguei a tempo da contação de histórias. Achei muito legal trazer pessoas de fora do Estado também para que a gente tenha oportunidade de conhecer de pertinho o trabalho delas”, destacou.
 
Atividades também no interior capixaba
 
Assim como em sua primeira edição, em 2025, o evento deste ano contou com uma programação intensa no interior capixaba, em oito cidades que possuem Unidades do Senac-ES: Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, Colatina, São Gabriel da Palha, Linhares, Aracruz e São Mateus.
 
Cada uma delas celebrou a Semana S com uma agenda especial, focada em oficinas, palestras, networking e experiência gastronômica, além de atividades voltadas às áreas de empregabilidade, tecnologia, saúde, cultura, turismo e beleza.
 
Em Cachoeiro, na Região Sul, o destaque foi o mutirão do Programa Emprega Senac, realizado em 9 de maio na Unidade de Educação Profissional do Senac-ES no município, em parceria com a agência local do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit).
 
A ação registrou números expressivos: 121 entrevistas de emprego, conduzidas por cinco empresas recrutadoras e, ainda, pelo Sine, que ficou responsável, especificamente, pelo encaminhamento para mais de 260 vagas de trabalho. Segundo informações atualizadas até o último dia 11, pelo menos 42 candidatos haviam sido classificados para a próxima etapa do processo admissional.
 
Já na Região Serrana, um dos pontos altos da Semana S foi o workshop “IA no Comércio – Contexto e Primeiros Passos”, que aconteceu no auditório do Senac de Santa Teresa, em 15 de maio. O objetivo foi apresentar aplicações para otimizar o dia a dia das empresas.
 
A Inteligência Artificial também foi uma das principais pautas da Semana S no Norte do estado. O Senac de Linhares, por exemplo, promoveu o Talk “IA no Comércio”. Promovido na Sala Inspira da Unidade, no último dia 12, o encontro reuniu especialistas, profissionais do mercado e participantes interessados nas transformações tecnológicas que impactam o setor de comércio e serviços.
 
Participaram do bate-papo os instrutores André Thiago Dias Carvalho e Sitonio Ryler, além dos palestrantes Rubens Gomes Santana Júnior, da empresa Fartech, e Gustavo Bruno Ferreira, que discutiram tendências, inovação, mercado de trabalho e o impacto da Inteligência Artificial nas rotinas empresariais e nos serviços tecnológicos.


Texto:
Felipe Bezerra 
Luiza medina
 
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609
Precisa de ajuda?
Converse conosco.